no Extremo Oriente ...à descoberta de um novo mundo
Sexta-feira, 2 de Fevereiro de 2007
A Visita do Primeiro Ministro
Bem, depois de tamanha ausência do Blog espero que o Sapo não se lembre de repetir a brincadeira.
Nesta altura já o PM se despachou para Xangai, deixando Pequim e a arrelia das preparações até horas tardias do programa de festas.
Encontros empresariais, como aliás devem ter visto na Tv, entre os top’s das empresas portuguesas e empresários chineses numa tentativa de cooperação visando possibilidades de investimento futuro. Na minha opinião correu tudo muito bem e espero que tenha sortido efeito, porque é nestas coisas que se vê o resultado do trabalho que andámos a desenvolver. Para mim foi muito interessante porque contactei com uma realidade diferente, com pessoas do meio empresarial, que foi uma novidade e deu para perceber que estes dois países podem de facto estreitar as suas relações económica.
 
Deixando a parte mais séria desta questão, vêm as aventuras e histórias que merecem ser contadas, pela simples razão de que são situações que têm alta probabilidade de nunca mais vir a acontecer.
 
Dia 1 de preparação (dia 29). Trabalho intenso, impressões em série, acertos e mails finais. Chamadas para Portugal, chamadas para a China, logísticas necessárias.
 
Dia 2 de preparação (dia 30). Dia inteiro de motorista particular...passo a explicar: era necessário providenciar algumas coisas para as reuniões, por conseguinte foi contratado um motorista com carro para nos levar onde fosse necessário. O motorista levou-nos a comprar umas pastas de plástico, abriu-nos a porta, esperou por nós, assim como se fossemos umas madames (eu e a Susana). A Susana é mais uma contacteante, que mora no 17º com a Marta. Como os estágio dela só vais começar em Março, este mês vai ficar comigo no ICEP, e ainda bem, que bom jeito deu mais ajuda nesta altura de stress. Lá fomos então em mais uma incursão porque era preciso tirar não sei quantas fotocópias. Mototista abre a porta, fecha a porta, estaciona, espera por nós...enfim, ainda deu tempo enquanto esperávamos pelas cópias de passear pelas imediações de ir a um Shopping onde comprei a Webcam e onde havia uma pastelaria francesa com música ocidental e gira e com tudo o que são produtos franceses, incluindo uma pequena explanada, parecia que estava em Paris, não fosse o facto dos clientes serem todos chineses, menos eu e a Susana. De volta ao ICEP, e depois de almoçar na tal pastelaria, lá fomos mais uma vez de motorista levar papelada e afins para o lugar onde se realizaria o Fórum Empresarial. Daqui directamente para o Hotel onde a comitiva empresarial iria ficar alojada e esperámos que chegassem. O Hotel, de 5 estrelas com tudo o são lojas baratinhas (Prada, Channel, Armani...) tinha uma decoração fantástica. Era giro e caro, como é óbvio. Depois do trabalho, veio o “lazer” e fomos amavelmente convidadas para jantar no Hotel pelo Administrador do ICEP. O regresso a casa fez-se tarde (meia-noite) e cansativo. Indicações ao taxista em chinglês (língua que agora pratico com muita convicção – misto de inglês e chinês), com um nervoso miúdinho e a torcer para que as coisas no dia seguinte resultassem o melhor possível.
 
Dia 3 – o dia – Saída de casa bem cedo, querdizer devia ter sido ainda mais cedo,mas tudo bem (quase 8 da manhã). Já no taxi, derrepente lembrei-me que não trazia um saco importantíssimo. E explicar ao taxista que era para voltar para trás??? Home para cá, gestos para lá e o homem não havia meio de perceber. Toca a sacar do phrasal book, procurar back em caracteres e ele lá entendeu. Meia hora perdida. Enfim, lá decorreu o evento, com os chineses a querem levar tudo, papéis e cds em português, e a comerem no cofee-break como se não houvesse amanhã. Enfim Culturas! Almoço no Hotel e partida para a visita oficial à Cidade Perdida.


disse anliang às 13:01
link do post | Digam o que quiserem | favorito

Quem sou eu?
Roteiro de Viagem

Até Breve...

2008

The very last countdown

Cores

Macau e Hong Kong finally

Confissões

Papéis

Compras e mais compras

Home alone, almost China ...

Entendimentos a Oriente g...

Countdown...

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Área da Cusquice
Que horas são aqui?
E que horas são aí?
Os Cuscos
   
Janeiro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


blogs SAPO
subscrever feeds