Não costumo comprar muita contrafacção, nem dvd's nem cd's , mas já comprei alguns é verdade. A qualidade deixa muito a desejar, umas coisas melhores, outras piores, discos riscados, discos trocados, a preços muito "competitivos". Enfim, dados os preços que se praticam no nosso país digamos que aqui há um mar de opções, lojas de dvd's por todos os lados, acho mesmo que se quisesse comprar verdadeiros, que já vi a vender, os preços são realmente mais baixos.
E é no meio desta panóplia de filmes que encontrei filmes portugueses, até à data encontrei dois de João César Monteiro: Recordações da Casa Amarela de 1989 e A Comédia de Deus de 1995. Impressionante, no mínimo.
Não sou propriamente entendida em cinema, muito pelo contrário, mas sei que este é um cineasta controverso, fico no entanto contente por saber que por estas paragens se vendem, ainda que em cópia de obras cinematográficas portuguesas.
Sobre as outras contrafacções já se sabe, os mercados destinados a turistas têm todas as marcas possíveis e imaginárias, a preço da chuva, umas mais perfeitas outras menos. O que é preciso é regatear. Estes mercados são ainda assim permitidos pelo governo chinês...esta é mais uma batalha que há que travar, a do Direito de Propriedade Industrial e Intelectual. Não faz para eles sentido que não se possa copiar, reproduzir uma coisa que está à nossa disposição.