Fim de semana de passeio, confusão no metro, trânsito, pessoas aos montes...Assim é Pequim, uma das cidades mais populosas do mundo!
Nesta altura do campeonato as coisas e as situações já não apresentam grandes novidades, e as formas de ser e estar dos outros são-nos dadas a aceitar...ou não, dependendo do espírito da coisa.
Os dias deste final de semana começaram não muito tarde, para variar a madorna que se verifica normalmente. Sexta feira à noite festejámos mais uma vez os anos 80 no Alfa, e no sábado um pé de dança no famigerado Shooters depois de um apetitoso jantar no Kokomo fizeram os planos nocturnos , bem pelo menos para mim.
O 22 tem outra vez visitas, a Sílvia e o Bruno ("primos" da claudy ), o que é sempre bom, nós gostamos é de ter a casa animada, e é tão engraçado ver as reacções de quem agora chega à China e as perguntas que fazem, e nós, como se especialistas fossemos prontificamo-nos imediatamente a esclarecer...o que os choca, o que os diverte, as coisas e situações que para nós se tornaram quotidianas e que para quem é recém chegado constitui a diferença, a novidade. É fantástico, é como se tivéssemos vivido uma vida toda num lugar que demarcadamente é diferente da nossa casa.



Era suposto ir aos Flagrant Hills (outra vez esta história, pensarão vocês), mas é que hoje era mesmo, não fosse o dia ter acordado com aquele nevoeiro de poluição, ao nos habituámos. Ora ir ver Montes e afins com esta "capa" não devia ser lá muito fácil, pelo que, fica para outro dia, é melhor nem dizer quando não vá os planos serem alterados. Resultado, plano B . Para plano B , eu e a Sónia, por sugestão minha, resolvemos ir ao


Beijing Art Museum , que diga-se passagem de arte tem muito pouco, uma pequena exposição de porcelana chinesa. Além de ser Museu, e também um templo..mais um é verdade, mas este era giro, ficava longe e não tinham ninguém. Factores que contribuíram para que o passeio fosse muito agradável sem ter as centenas de pessoas apressadas com os incensos e mais não sei o quê. Por isso, deu para passear, tirar fotografias e pelo caminho passar num dos mais recentes centros comerciais da cidade, onde eu pude observar uma quantidade atípica de sapatarias por metro quadrado, desde a mais tradicionais às que tinham exemplares um pouco "mais à frente".
Ontem fui a Xidan à mega livraria na esperança de comprar algumas obras, mas não encontrei o que queria apesar de ter percorrido os 4 ou 5 pisos, sempre com muita atenção, não fosse passar por cima dos imensos chineses que se amontoavam pelos corredores de livros na mão e a ler. Aquilo é mesmo um mundo.
Fim do dia, do fim de semana, estou cansada. Apesar de não ter saído de Pequim, pelo menos deu para passear um pouco e ver mais um dos spots turísticos que ainda constam da lista do "que falta ver".
Espero que o vosso fim de semana também tenha sido bom e que estejam todos a preparar-se para o Outono, aqui estamos em contagem decrescente para o Inverno, que de noite já apetece um casaco e o ar condicionado já só está de serviço à tarde.
Fica a imagem que tenho agora da janela do meu quarto, no 22º andar da Torre B do Ocean's Express.