Well...
Hoje é terça-feira, véspera da partida dos amiguinhos que vieram até este canto do mundo visitar-me é certo, mas também beber do que há de diferente para beber: a China.
A China vale a pena conhecer, não sei se boa para viver, para trabalhar, para construir algo, mas de certo fantástica para conhecer, por todas e mais algumas razões. A China veste-se de pormenores que nos surpreendem a cada passo, e quando pensamos que já conhecemos este país, esta cidade de Pequim, eis que nos surpreendemos, porque o que é diferente não acaba, e nunca em 9 meses há a possibilidade de se dizer que se conhece a China. A quem nunca cá esteve, fica o convite para vir e ver do que falo.
Sexta-feira comeu-se comida típica portuguesa. Visita ao restaurante do Hotel que durante duas semanas promoveu uma Semana Gastronómica Portuguesa. Foi bom recordar sabores. A noite foi animada, com direito a boas viandas de mais 4 portugueses que por cá se encontram. Bar Blue , China Doll , muito calor e muita animação. Ainda bem que se aproveitou bastante porque o dia de Sábado foi para esquecer: choveu o dia todo, de manhã à noite. A viagem a uma aldeia comunitária aqui perto ficou adiada pelo cenário de tempo incerto. Surpresa das surpresas, Domingo estava um dia fantástico. Havia sol, havia céu azul e nuvens para ver. Havia luz em Pequim. Excursão banponiana à exposição do Museu do Prado que está por cá de visita, em razão de ser este, o ano da Espanha na China. Viu-se arte ocidental, apreciámos El Greco , Goya e mais uns tantos. Foi agradável.
Passeio pelo Hohai , parque no centro da cidade, com algumas semelhanças com as "Docas" lisboetas mas com muito mais vida e cor, vos garanto. O lago é enorme, passeia-se de barco, comem-se pipocas. Almoçámos por lá e desfrutámos do sabor de uma tarde de Domingo calma e solarenga num dos bares que por lá há. Havia imensa conversa e risos, e turistas e foi muito agradável.
Hoje jantamos no "Pato" que é restaurante obrigatório para quem nos visita, sobretudo para provar o Pato à Pequim e porque os meus meninos têm só andado a comer comidinha assim pró ocidental e eu quero que a última refeição seja chinesa e hen hao !
Amanhã regressam a Putaoya , vão deixar saudades, claro, mas foi fantástico eles cá terem vindo porque pude partilhar também com eles esta minha aventura em terras de Mao .
De Anónimo a 3 de Julho de 2007 às 17:25
ola:
Andava na net pesquisando sobre pequim e dei com o teu optimo blog. Vou a pequim o dia 30 de Agosto ao dia 6 deSetembro. Podes-me dar dicas sobre o tempo k faz nessa altura e sitios bons para compras?<vou ao congresso da FIP ( Federaçao Internacional pharmacia). Jborralho.labmenezes@gmail.com
obrigado
De Jorge pires a 3 de Julho de 2007 às 22:12
Pegando no primeiro parágrafo aproveito a oportunidade para, a partir de e-newsletter recebida da Ordem dos Economistas, dar-te a conhecer um link da área do teu mestrado em Economia Internacional com artigo da revista The Economist ‘Economias do sudeste asiático - bonança após a tempestade’ => http://www.ordemeconomistas.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=6173&Itemid=663.
[já começo a aborrecer com tanta usurpação de comentários, não?:]
Comentar post