no Extremo Oriente ...à descoberta de um novo mundo
Domingo, 15 de Abril de 2007
Abusos e mais abusos
Bem, começo desde já por dizer que este fim de semana experimentei coisas estranhas e diferentes, umas mais aceitáveis do que outras, não quero por isso juízos de valor nem opiniões daquelas!
Pois é, ao fim de três meses na China, consegui comer um Sushi (ainda que isto seja japonês) e achar o máximo! O restaurante que fica em baixo de nossa casa e que abriu há meia dúzia de dias é muito bom realmente. Comer japonês aqui é tão barato como os restaurantes chineses, por isso, quem gosta, que se roa de inveja porque aqui pagamos à volta de 4 euros para comer este peixinho maravilhoso . Ui , vou ficar muito mal habituada, ai vou vou). Enfim, na Sexta feira estava tudo tão cansado que a folia ficou para a noite de sábado.

Sábado fez um dia maravilhoso, tanto sol, tanto sol, que parecia que a Primavera invadira Pequim. As pessoas esboçavam sorrisos, de facto haver sol nesta cidade muda o humor de toda a gente. As ruas e as avenidas cheias de gente, de carros, qual caracóis a sair da casca. Almocei um repasto bastante vegetariano, o que me valeu energia para ir passar para Wanfujing , uma rua pedonal no centro da cidade, que tem de tudo um pouco, lojas, centros comerciais, mercados de rua....e onde estavam milhares de pessoas. Sabem aquelas imagens que vemos na televisão de resmas de pessoas a atravessar a passadeira todas ao mesmo tempo, em sentido oposto e sem se atropelarem? Pois bem, desta vez integrei na primeira pessoa este esquadrão de passadeira, e o truque é mesmo ir com a multidão e não nos desviarmos da nossa rota.

No mercado de rua, onde se pode escolher a especialidade que se pretende comer, finalmente vi as tão famosas espetadas de cobra, de escaravelhos, de larvas e outras coisas que tais. É só escolher que o alimento é confeccionado ali mesmo à nossa frente. Depois de muitas hesitações e considerações e ponderações, resolvemos experimentar um daqueles petiscos...querem adivinhar o que foi? Pronto eu digo, foi Cobra! Provei cobra. Sabor? A peixe. Acho que o que me valeu foi não ter visto a escolha nem a confecção. Qaundo me apareceu à frente a espetada, aquilo parecia uma enguia, coisa que eu nunca comi porém...enfim excentricidades de alguém que está a adquirir hábitos chineses portanto!

Pequim está completamente esverdeado. a Primavera chegou, com mais ou menos sol, há flores e arbustos por todo o lado. os chineses ocupam-se de dar um aspecto verde e alegre à cidade. Parece de facto que estou noutro sítio. Mas isto verifica-se por todo o lado, pude eu observar enquanto fazia a viagem de táxi até ao meu destino. À noite festa multicultural na casa de uma "amiga" italiana onde as línguas se confundiam e as nacionalidades também! Noite animada no bar do costume. Copos e conversas alienadas de uma vida que fica fora de portas.

Domingo calmo com direito a almoço italiano e cheesecake. Café no BookWorm, um local frequentado maioritariamente por expatriados que se ligam à internet Wireless entre petiscos, livros e revistas ocidentais de cultura e as tão fúteis Cosmopolitan , que para quem não vê coisas destas há 3 meses até soube bem. É um local género Fnac, sem ser loja, apesar de vender alguns livros, que compreende estas vertentes. Digamos que é um pequeno grande oásis em Pequim.

sinto-me: À falta de frango...cobra

disse anliang às 17:55
link do post | Digam o que quiserem | favorito

3 comentários:
De Jorge Pires a 17 de Abril de 2007 às 10:40
«cérebros pensantes deste país»?
Desse país, doutro país, dessa potência, doutra potência (ou impotência!), não sei se não serão cérebros impensantes...


De Jute a 18 de Abril de 2007 às 11:00
Olá Alexandra

Só ontem soube do seu blog. Tem sido um prazer lê-lo. Que inveja tenho de não estar aí mas os seus relatos são tão reais que mentalmente estou mesmo em Pequim.
Beijinhos e continuação de um bom Erasmus.


De anliang a 18 de Abril de 2007 às 14:24
Jute, que agradável surpresa!Não estava nada à espera. Muito obrigada pelo comentário e espero "vê-la" por aqui mais vezes. Um beijinho grande para si e para o Carlos Alberto. Alex


Comentar post

Quem sou eu?
Roteiro de Viagem

Até Breve...

2008

The very last countdown

Cores

Macau e Hong Kong finally

Confissões

Papéis

Compras e mais compras

Home alone, almost China ...

Entendimentos a Oriente g...

Countdown...

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Área da Cusquice
Janeiro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


blogs SAPO
subscrever feeds