no Extremo Oriente ...à descoberta de um novo mundo
Sexta-feira, 6 de Abril de 2007
Inglês? O que é isso?
Hoje é feriado em Portugal. Para mim também, o que é óptimo! Todos os outros estão nos seu respectivos passatempos, por isso, resolvi que era uma boa oportunidade para ir questionar os serviços chineses sobre a renovação do visto. O que é que faz falta, e mais uns pormenores que podem sempre dar jeito saber.
Claro que, a minha cabeça de vento se esqueceu de imprimir a morada em chinês, e por isso, tive que pedir a alguém que me escrevesse em caracteres, e a sorteada foi a empregada do restaurante onde hoje almocei. No táxi, parecia que tudo corria bem, o taxista acenou que sim, que sabia exactamente onde era a rua, e lá fomos. Fica noutro distrito, a 17 yuans de táxi. Menos mal. Já próximos o homem começa para lá a falar, a gesticular, e claro que como devem imaginar, estava a perceber tudo... enfim, peguei no phrasal book , para dizer que queria ir para o número dois, ele deixou-me à porta de um número 2. Pois é, aquilo tinha aspecto de tudo, menos de um sítio onde se tratavam de visto. Lá perguntei (não me perguntem como) à senhora onde é que era o Bureau , e mais ou menos, percebi o lado da rua onde era. Era do outro lado pois claro, e além dissoa rua onde eu estava não era exactamente o mesma, pois a placa estava em Pynin e eu consegui ler. Atravessei. E agora? Aquilo foi um tal de andar e perguntar, bem a parte do perguntar então foi linda...
A meio do caminho alguém me pergunta

-Do you speak English or French ?
- English , yes .
-Do you know where this is ?

E com isto o rapaz mostrou-me um post it amarelo com a mesma morada que eu tinha escrita no meu bloco. Pois é, o desgraçado andava à procura do mesmo sítio do que eu. Bem lá lhe disse que não sabia onde era, mas que também queria saber.
Fomos os dois à procura do Bureau ...bem, pelo menos tinha companhia.

-Where are you from ?
-I'm from Taihiti , and you ?
- I'm from Portugal .

Encontrámos finalmente o dito. Um edifício enorme, com a bandeira da China hasteada e com a placa: Exit and Entry Mangement Section , Beijing Municipal Public Security Bureau . Resmas de pessoas, filas. Uma espécie de loja do cidadão.
Segundo andar, pelas indicações. Inglês? O que é isso?
Não falavam inglês no balcão onde me dirigi. Mostrei o passaporte, ficaram a olhar para ele com ar de caso, depois alguém balbuciou qualquer coisa em inglês e um chorrilho de palavras em chinês. Para esquecer.
Quem é que me ajudou? Pois bem, quem me ajudou foi um rapaz do GABÃO. Ora pois leram muito bem, era mesmo do Gabão que eu vi o passaporte. E o rapaz falava chinês na perfeição. Aquilo foi um tal de traduzir de inglês para chinês e vice-versa, que até deu gosto. Sim senhor. Quando eu for grande também quero falar chinês assim.
Bem, perguntas respondidas, dúvidas esclarecidas, ainda houve tempo para dar uma volta lá pelo "bairro", que eu por acaso já conhecia, afinal estava perto do jardim onde tinha ido no Ano Novo chinês! Tomei um café no MacDonalds , daquele cafezinho americano muito bom (ugh ), e pronto, cá estou a gozar o resto do feriado, a ouvir música e a postar para que vocês possam ler.

BOA PÁSCOA!

sinto-me: A precisar falar chinês

disse anliang às 10:56
link do post | Digam o que quiserem | favorito

2 comentários:
De Anónimo a 7 de Abril de 2007 às 03:05
Do Gabão?

África ainda tem muito para ensinar à Europa e América!

Beijos para China, para um melting pot ou whatever!

Jorge Pires


De Mary a 7 de Abril de 2007 às 09:04
Muito bom...
No meio disso tudo foram só coisas boas e surpreendentes... que aventuras! e... viva o Mac


Comentar post

Quem sou eu?
Roteiro de Viagem

Até Breve...

2008

The very last countdown

Cores

Macau e Hong Kong finally

Confissões

Papéis

Compras e mais compras

Home alone, almost China ...

Entendimentos a Oriente g...

Countdown...

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Área da Cusquice
Janeiro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


blogs SAPO
subscrever feeds