Nas minhas funções como estagiária no ICEP enquadra-se a de frequentar eventos organizados por diversas entidades, sejam inaugurações de lojas, feiras ou tão simplesmente ir um encontro cujo objectivo é networking . Foi isso que aconteceu esta semana. Fui convidada para ir a um destes eventos sociais, que podem ocorrer em qualquer lugar. Este foi no bar/discoteca onde tinha ido no passado sábado, há com cada coincidência... enfim, e perguntam vocês, em que é que consistiu exactamente este evento de networking ? É mesmo como o nome indica, tudo começa com:
- Hello , my name is .....I work in ......, nice to meet you .
- Hello , I'm ... here is my card . My company ......
E isto repete-se um sem número de vezes enquanto deambulamos por ali, no meio de cerca de 200 pessoas que bebem uns copos e conversam sobre sabe-se lá o quê. Então, neste caso, o evento serviu para trocar cartões, sim porque não passa pela cabeça de ninguém ir a um encontro destes sem levar um maço de cartões pessoais para a troca, e estabelecer contactos que podem ou não dar em negócios ou em entendimentos entre empresários, ou simplesmente para aumentar a colecção de cartões. Depois recebem-se uns mails a dizer que foi um prazer conhecer-nos no dia tal, em tal evento e se podíamos marcar uma reunião para apresentar a empresa, ou ir ver o site da internet....enfim, uma estratégia na qual os chineses são mais do que profissionais, têm uma abordagem mais do que directa, e de facto admiro esta capacidade, que em português corrente chamaríamos "lata", mas que aqui é a coisa mais normal do mundo. No dito cocktail estavam 90% de ocidentais que conversavam alegremente uns com os outros e com os 10% de chineses que também lá estavam, E cada vez que há um social meeting é sempre isto, toma lá o meu cartão, dá cá o teu cartão, e pode ser que um destes dias conversemos mais sobre as nossa empresas e sobre que negócios é que podemos ter em conjunto.
Há também os encontros no elevador do prédio onde moro. De manhã de vez enquando há pessoas que se apresentam:
- Hello, I'm...., where are you from?
E assim já conheci alguns dos meus vizinhos, dos quais não me recordo o nome, mas pelo menos é um sinal de que já se vão conhecendo algumas caras: umas chinesas outras nem tanto!
A socialização na China, não é afinal tão complicada....é preciso é uma grande dose de paciência, sorrisos e um inglês muito rudimentar porque se elaborarmos muito, os resultados não serão grande coisa!!!!