no Extremo Oriente ...à descoberta de um novo mundo
Sexta-feira, 23 de Março de 2007
O que é isto meus senhores?
Bem, achei que deveria deixar aqui uma palavra de esperança para os meus queridos banpos que estão impossibilitados de aceder de forma normal aos seus blogs via blogspot . A censura na China continua a fazer mossa. Pois é, agora consultar os blogs que estão em blogspot só se for por atalhos quase ilícitos. O governo chinês, através do seus espias maravilha, deve ter lido alguma coisa que não gostou, e então, toca de bloquear o acesso. Já não bastava não se conseguir aceder à Wikipédia , ou não se conseguir encontrar informação relevante quando se fazem pesquisas no Google , agora mais esta. De facto, ainda há coisas muito estranhas neste país, onde a liberdade de expressão não é, nem de longe nem de perto, coisa existente.

Os jornais estão expostos para que todos possam ler as notícias, em vitrinas espalhadas pelas ruas, género aquelas que existem em Portugal com os editais das Juntas de Freguesia ou das Câmaras Municipais, mas implicitamente sabemos que esta é a melhor forma de controlar não só o que se lê, mas também controlar uma população que tem acesso ao que o governo quer que ela tenha. Vantagem: Fomentar a leitura. Desvantagem: falta de liberdade. Já para não falar do controlo que existe no China Daily , ou seja, das notícias que são escrupulosamente revistas, não vá ser publicada alguma coisa que não se deva saber, ou despertar algum sentimento de insurreição contra as leis deste país.

E mais não digo, que depois de ter lido a notícia do Público que fala de uma juíza alemã que não concedeu o pedido de divórcio a uma mulher marroquina que era espancada pelo marido, porque segundo ela, no Corão diz que o "marido pode punir fisicamente a mulher", estou sem palavras inteligentes para pronunciar . Afinal esta mulher representa o tribunal alemão ou o marroquino? Que leis andou esta mulher a estudar? Renegou desta forma a lei de uma Alemanha mais do que europeia e ocidental, quero eu acreditar para defender violência doméstica? Andam estas gajas a estudar não sei quantos anos e a fazerem provas de admissão para serem juízas e depois fazem isto? Bem, de facto nem comento. O que será pior? A censura chinesa ou esta coisa que nem qualificação lhe consigo dar? Surreal!

sinto-me: Completamente Atónita

disse anliang às 03:51
link do post | favorito

De Inês a 26 de Março de 2007 às 00:57
Excelente tema! Até acabei de descobrir que o meu blog está censurado na China através deste site: http://greatfirewallofchina.org/. Até é um exercício engraçado ver os sites que chumbam neste teste... Será que consegues ir a este site? Duvido..
E agora, como vais fazer para ir ao meu blog? lol


Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



Quem sou eu?
Roteiro de Viagem

Até Breve...

2008

The very last countdown

Cores

Macau e Hong Kong finally

Confissões

Papéis

Compras e mais compras

Home alone, almost China ...

Entendimentos a Oriente g...

Countdown...

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Área da Cusquice
Janeiro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


blogs SAPO
subscrever feeds