no Extremo Oriente ...à descoberta de um novo mundo
Sábado, 3 de Fevereiro de 2007
Apontamentos sobre a China

Ao fim de 3 semanas acho que já posso desmistificar algumas coisas que eu penso que nós ocidentais europeus, opinamos sobre amarelos:                                                       

Primeiro, eles não são amarelos. Têm um tom de pele branco mais ou menos como nós, depois, eles comem com pauzinhos porque de facto a comida é fácil de prender com estes instrumentos. Toda a comida vem em pequenos pedaços, não há cá bifes e afins, e por isso nem sempre os chineses sabem usar os nossos talheres, o que é normal.

Já vi chineses assoarem-se a lenços de papel, que segundo o que me tinham dito era coisa considerada pouco própria por estas bandas porque isso de guardar o ranho nos bolsos não se faz....de facto é uma perspectiva diferente de ver a coisa. Ora logo eu, que ando sempre constipada e que ando sempre cheia de lenços de papel, tinha cá uma graça!!!

Os chineses comem imensa fast food. O Mac está sempre cheio e resultado disso é que já se vão avistando na rua uns chineses com alguns problemas de obesidade, o que para estes lados é recente. A maioria é muito magra, muito magra mesmo, de tal maneira que para os tamanhos de roupa existem duas categorias de tamanhos, os chineses e os ocidentais. Finalmente comprei uma batata doce na rua. Nem queria acreditar, parecia as que eu própri faço em casa. Muito bom. Não fazia ideia que apreciavam este alimento por estas bandas...

Não deve ser novidade para ninguém, o facto de serem um povo que gosta da ostentação. Quanto mais enfeitado e brilhante e luzidio melhor,  e isso nota-se nas mais pequenas coisas. comprei uns postais, simples mais muito bonitos que foram amis baratos do que outros cheios de desenhos e aplicações douradas e muito mas "foleiros". O consumismo desmedido destas pessoas resultado de uma clausura milenar é mesmo reflexo de uma sociedade sem rumo, com objectivos económicos exarcebados perante uma população pobre e impotente.



disse anliang às 19:47
link do post | Digam o que quiserem | favorito
|

2 comentários:
De João a 4 de Fevereiro de 2007 às 19:26
Hoje aprendi um pouco mais sobre a China graças este teu registo diário...
Entras agora numa fase em que começas a assimilar e a digerir essa sociedade de uma outra forma - mais profunda e com muito mais substância. As sociedades ainda têem muito que aprender e descobrir umas com as outras!... o que eu chamaria de "culturo-esfera" ou até de "sociedade-esfera" é vastíssimo e imensurável!...
Continua a aprender e a interagir com essa grande "cicilização milenar" (tal como tu, e muito bem, a apelidas), e continua também a relatar a tua visão diária sobre os "amarelos" (ou não tão amarelos quanto isso, tal como argumentas)!

Amo-te!

João


De Ricardo Alves a 6 de Fevereiro de 2007 às 12:56
Já vi que tás em grande... :)
No fundo, isso é que interessa!

Vou acompanhando, passo a passo, a tua estadia por esse distande e gigantesco país torcendo para que tudo corra sempre pelo melhor...

E não é qualquer um que tem acesso à "Cidade Proibida" só para ele!!!

Acabei por fazer um post sobre a China no meu espaço: http://www.fblog.noite.pt/egoricardo
Passa por lá!

Beijoca****


Comentar post

Quem sou eu?
Roteiro de Viagem

Até Breve...

2008

The very last countdown

Cores

Macau e Hong Kong finally

Confissões

Papéis

Compras e mais compras

Home alone, almost China ...

Entendimentos a Oriente g...

Countdown...

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Área da Cusquice
Que horas são aqui?
E que horas são aí?
Os Cuscos
   
Janeiro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


blogs SAPO
subscrever feeds