no Extremo Oriente ...à descoberta de um novo mundo
Sexta-feira, 7 de Setembro de 2007
A China em apuros
Bem, a China anda nas bocas do mundo, como aliás é normal, mas desta vez por razões menos boas. Segurança Alimentar, Segurança Infantil, Desmoronamentos de Terras e mineiros soterrados. Estas têm sido as manchetes das notícias nos últimos tempos.

Sobre a questão das minas já não sei quantas vezes ouvi e li sobre isto, mas parece que é recorrente. Ainda há uns dias lia a notícia de que resgatavam os últimos mineiros soterrados algures para hoje ler que já não há hipóteses de encontrar com vida cento e tal outros mineiros que ficaram numa província qualquer da China. As minas de carvão são das maiores explorações chinesas de energia, sobretudo porque a maioria das coisas se alimenta ainda desta fonte  e ao que sei, as condições de segurança e de trabalho são péssimas. Os riscos são imensos, logo, derrocadas são frequentes. Frequentes, aliás diárias são também as emissões para o ambiente de gases e afins destas mesmas explorações. O fumo que sai destas chaminés é completamente negro, o que contribui naturalmente para a camada de poluição que se regista e faz com que, o nível de toxicidade seja alto. Quando estiveram em Pequim os Delegados dos JO para fazer avaliações, o Governo fechou as minas uns tempos antes para fazer parecer que o ar estava mais limpo do que na realidade estava, depois voltaram a abri-las, mas sem, penso eu, tomarem medidas para minimização dos valores de CO2 .

Outra questão que está na ordem do dia é a questão da segurança alimentar. Os alimentos produzidos e vendidos pela China têm altos teores de químicos e coisas que fazem mal à saúde. Muita gente para alimentar dá nisto. Produtos para fazer crescer rapidamente tudo e mais alguma coisa com qualidade muito baixa. Eu mesma já comprei algumas coisas com muito boa aparência e péssimo sabor. É claro que isto pode acontecer, e acontece, em qualquer lado, mas penso que a comunidade chinesa ainda não tem a preparação suficiente para perceber todos os males e problemas que podem advir dos excessos de químicos e afins.

A Barbie também tem sido notícia por estas bandas, não porque tem mais um carro ou mais um Ken , mas porque muitos dos brinquedos associados à Barbie , sei lá, casas, parques e sei lá mais o quê, que esta indústria tem, estão a ser pintados com tintas carregadinhas de metano, acho que é este o produto que anda a causar sururu na esfera internacional. Produtor: China pois claro.

A China ainda tem muito para aprender sobre as regras internacionais, e agora que faz parte da OMC e que exporta e importa de muitos outros lugares do mundo, os observadores internacionais além de estarem muito mais atentos também estão mais exigentes de acordo com os parâmetros estabelecidos, numa época em que cada vez mais se fala do ambiente e da protecção do mesmo, e da redução das emissões e dos esforços que a China aparentemente faz em prol de minorar todos os problemas que tem vindo a causar à Mãe Natureza. Enfim, cá vou ficando mais uns tempos para ver e escrever sobre estas coisas...

sinto-me: Talking, talking...

disse anliang às 09:58
link do post | Digam o que quiserem | favorito
|

Quem sou eu?
Roteiro de Viagem

Até Breve...

2008

The very last countdown

Cores

Macau e Hong Kong finally

Confissões

Papéis

Compras e mais compras

Home alone, almost China ...

Entendimentos a Oriente g...

Countdown...

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Área da Cusquice
Que horas são aqui?
E que horas são aí?
Os Cuscos
   
Janeiro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


blogs SAPO
subscrever feeds