no Extremo Oriente ...à descoberta de um novo mundo
Terça-feira, 19 de Junho de 2007
Post de Fim de Semana
Mais ou menos recuperada do desaire do dia de sexta-feira, pela noite tivemos oportunidade de celebrar os 30 anos do João com festa a rigor, pela primeira vez realizada no 12, uma vez que os outros apartamentos estavam de "quarentena". Sangria e Tsingtao com fartura, música e jantar de massa foram as iguarias que os organizadores preparam para o evento. Estava a Banpo, os recém chegados à cidade, mais os tugas que já conhecemos por cá. Apenas pude dar o meu contributo presencial porque brincadeiras à parte, a minha barriga ainda estava a ressacar do dia de inferno. Foi muito giro, rimos imenso e dissemos parvoíces, como de costume, e a apoteose foi com o soprar das velas. Bolo pintado com a imagem do "panda e do patrão" - desculpem mas é uma private ...

Sábado lá fui com os meus convivas passear por Pequim. Palácio de Verão. Mais ou menos a mesma sensação do que com o Templo do Céu, porque é Verão, era Sábado e havia turistas por todos os lados. Claro que tendo em conta a dimensão do lugar foi mais uma vez impossível ver tudo, mas para eles terem uma ideia foi bom, e eu fiz um outro percurso diferente do que havia feito da primeira vez. Aquilo continua a ser enorme e ter imensas coisas, o que me faz concluir que ainda seria necessária uma terceira visita para poder dizer que vi tudo! Coisas feitas à dimensão da China, enfim, o costume! Foi bom atravessar o lago de barco, e ver aquela água toda. Deu para ter a sensação que estávamos perdidos na costa, cercados de água, vendo terra ao fundo e pensar que bom que é que o nosso país tenha água e mar e praia e sol! E sentados num banco de jardim, virados a contemplar aquela paisagem que já aqui partilhei em Fevereiro, sentimos o quanto é boa a acalmia dos fins de tarde, perdidos algures neste mundo.

O regresso a casa é que foi divertido! O Palácio de Verão fica praticamente fora de Pequim, o que leva a que os menos bem intencionados se coloquem estrategicamente nas portas do dito a apregoar "táxi, táxi". Acontece que estes não são os taxistas oficiais, são carros que têm taxímetros falsos, ou então nem sequer os têm mas querem combinar o preço da viagem. Queriam  por isso cobrar-me 200 Rmb para fazer um percurso que custa 60. Era o que faltava. Regresso: de autocarro! Para os visitantes foi mais do que a deixa perfeita para darem uma volta pela cidade pela quantia de 2Rmb e que equivaleu a uma hora de viagem...até Tiananmen , que fica no centro de Pequim. Do centro até à zona onde moro, se fossemos de autocarro deveria ser também mais uma hora, mas desta vez o regresso já foi de táxi. A viagem deu para ver ruas de Pequim que nem eu própria conhecia, porque aquela parte da cidade, ficando tão longe nunca é visitada. Ficámos todos a ganhar! Demos a volta à praça de Tiananmen que à noite se ilumina para receber quem por ali passa. Para mim já não era surpresa, mas para os viajantes era lugar mais do que obrigatório, assim ficam com a versão diurna e com a nocturna.

Cansados mas contentes, jantámos no restaurante indonésio do costume, bebemos um café em Sanlitun, dois dedos de conversa e fomos dormir. Domingo foi dia de Muralha da China, essa grandiosa obra do Homem, que por vales e montanhas, já em tempos remotos mostrou o poderio deste povo e do que ele é capaz de fazer para se diferenciar.

sinto-me: Happy!!!!

disse anliang às 07:50
link do post | Digam o que quiserem | favorito
|

1 comentário:
De Jorge Pires a 19 de Junho de 2007 às 15:38
Praça de Tiananmen...
Já lá vai algum tempo... Mas ainda custa a crer que nessa zona de Pequim um estudante que lutava pela liberdade na China foi esmagado por um tanque do regime...


Comentar post

Quem sou eu?
Roteiro de Viagem

Até Breve...

2008

The very last countdown

Cores

Macau e Hong Kong finally

Confissões

Papéis

Compras e mais compras

Home alone, almost China ...

Entendimentos a Oriente g...

Countdown...

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Área da Cusquice
Que horas são aqui?
E que horas são aí?
Os Cuscos
   
Janeiro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


blogs SAPO
subscrever feeds