no Extremo Oriente ...à descoberta de um novo mundo
Segunda-feira, 11 de Junho de 2007
Lições de Português
Eram 30 lições. Todas as lições eram em português.
Na primeira lição estávamos um pouco nervosos. A voz saía um pouco tremida e com alguma incerteza. Voltávamos ao princípio sempre que nos enganávamos. E assim foi até à lição 30, passava já meia hora das dez da noite. Missão cumprida. Está dada a nossa contribuição para quem quiser aprender português por terras de Mao.

Bem, esta introdução serviu para descrever como foi o dia de sábado. Eu e o Large enfiados num estúdio de gravação improvisado num apartamento longe do centro de Pequim, em gravações para o cd que acompanhará um livro de ensino de português a chineses. Já tínhamos feito os teste há algum tempo, como referi algures num post , e dado que a concorrência não era muita, ficámos com a tarefa. Não lemos os textos. Mas até correu bem tirando as partes em que só pensávamos em parvoíces e nos ríamos que nem perdidos levando à loucura os chineses que estavam na parte técnica da coisa. Tivemos que fazer vários intervalos para nos rirmos bastante e conseguir voltar ao trabalho. Na verdade, aquilo foi muito divertido ! Cansativo também.

Conhecemos a Carolina. A Carolina é uma rapariga chinesa com 20 anos, de Xi'an, e que estuda Língua Portuguesa na Universidade de Pequim. Estuda há 2 anos e fala um português muito bom. Porque é que a Carolina veio para Pequim estudar português?
Porque ela considera que é uma língua que facilmente lhe vai permitir arranjar um emprego. Há falta de pessoas que falem português na China, por causa dos negócios entre os dois países em franco crescimento mas também porque, África é neste momento uma aposta que se pode dizer já ganha pelos chineses, falar a língua de Camões é uma rampa de lançamento. Em África fala-se português. A Carolina diz que há falta de tradutores e intérpretes de chinês-português e para ela, aprender esta língua é um investimento num futuro que ela sonha sorridente, e se conseguir sair da China e viajar por outros lugares tanto melhor. Mostrou-me o caderno de apontamentos. Tem uma letra perfeita, mil vezes melhor do que a minha.

A Carolina sorri muito, sorri na esperança de um dia conhecer o mundo. Sabe da história e das tradições de Portugal, sabe que comemos bacalhau e até sabe cantar um pouco de Rui Veloso e uma parte do hino nacional. Fiquei com o telefone e o e-mail da Carolina. Vou ligar-lhe porque fiquei com curiosidade de saber mais sobre os jovens chineses que estudam línguas estrangeiras, seja português ou espanhol, por exemplo. Na realidade, e porque no meu trabalho apenas há uma pessoa chinesa, o meu contacto com este povo tem sido bastante limitado, o que me deixa muito inquieta, por isso, acho que vou aproveitar esta oportunidade para tentar conhecer melhor as pessoas, porque isto de estar na China e só conhecer a parte de expatriados não é conhecer a China dos Chineses.

sinto-me: Curiosa
música: Humanos - Quero é Viver

disse anliang às 07:29
link do post | Digam o que quiserem | favorito
|

2 comentários:
De Mary a 13 de Junho de 2007 às 06:56
Que giro....
Gostei muito deste post! Deve ter sido uma experiência e tanto... como tantas que já coleccionas aí!
;)


De Jorge Pires a 17 de Junho de 2007 às 03:29
Do conhecer chineses e China, hoje em Portugal conhecemos algo que correu menos bem aí: http://sic.sapo.pt/online/noticias/mundo/160607_Queda+de+ponte+na+China.htm (as imagens televisionadas são mais elucidativas)...
Muito alvoroço por aí?


Comentar post

Quem sou eu?
Roteiro de Viagem

Até Breve...

2008

The very last countdown

Cores

Macau e Hong Kong finally

Confissões

Papéis

Compras e mais compras

Home alone, almost China ...

Entendimentos a Oriente g...

Countdown...

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Área da Cusquice
Que horas são aqui?
E que horas são aí?
Os Cuscos
   
Janeiro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


blogs SAPO
subscrever feeds