no Extremo Oriente ...à descoberta de um novo mundo
Terça-feira, 10 de Abril de 2007
Aulas de Chinês parte II
Bem, hoje vou assistir à minha segunda aula efectiva de mandarim, desde que cá estou. Inscrevi-me na Frontiers School que fica em Donghzimen , porque me pareceu boa, e cuja aula experimental eu já tinha frequentado há 2 semanas mais ou menos. A professora é exigente, fala um inglês bastante bom, e explica de forma clara. Sobretudo, TEM MÉTODO! E pronto, era mesmo isto que eu andava à procura. O Gobi juntou-se a mim, o que é bom, e ainda deu para conhecer mais umas pessoas de nacionalidades diferentes. Esta escola é muito acolhedora: tem uns sofás para nós sentarmos no intervalo, e canecas para bebermos chá ou café. Tem assim um ar de "nossa casa".

A primeira aula, foi acessível, algumas coisas eu já sabia, claro, afinal tive 20 horas de aulas antes de vir para a China, mas como o estudo foi quase nulo, está tudo esquecido. Mas agora é para levar a sério, primeiro porque me está a sair do bolso (as outras também, mas pronto), depois porque tenho e quero mesmo aprender mandarim e terceiro porque vai haver um exame no final, e quem não passa, não tem diplomazinho! Não se quer dar o dinheiro por perdido, nem dizer que se esteve quase um ano na China e não se sabe manter uma conversa, nem que seja básica em chinês, no táxi ou no supermercado!

O pior desta língua, são mesmo os tons. Há 4 tons! E isto é muito mais complicado do que pode parecer à primeira vista. Bem, nós no português também temos tons e sons claro, e palavras homónimas e homógrafas e homófonas (ainda se lembram?), e aqui é mais ou menos a mesma coisa, ou seja, se não dermos a acentuação correcta estamos a dizer uma coisa qualquer. A palavra pode escrever-se da mesma forma, mas muda o acento, e temos que pronunciá-la de acordo com esse acento. Por isso é que quando entro no táxi tenho que repetir pelo menos 3 vezes o sítio para onde quero ir, até conseguir ter a acentuação correcta ou até o taxista tentar perceber para onde é que eu quero ir. Normalmente uma grande comédia!

Aprendemos a escrever em Pinyn que é a escrita das palavras com o nosso alfabeto, digamos que é uma adaptação para que possamos aprender chinês, a falar sobretudo,, porque na realidade tudo está escrito em caracteres em todo o lado. A nossa turma, somos 4 em sala, disse à professora que para já não quería aprender os caracteres, precisamos muito mais de saber falar. Claro que podemos ir tentando identificar alguns...mas isto é mesmo complicado, porque são "desenhos" aos quais não estamos habituados, além de serem imensos (última contagem não sei quantos mil).

Estou entusiasmada por aprender mais uma língua, primeiro porque gosto, depois porque preciso e ainda porque é sempre uma mais valia e não aproveitar o facto de cá estar, in loco seria uma tremenda asneira. Assim sendo, há esperanças de um dia entrar no supermercado e  perguntar à empregada pelo produto que não encontro sem ser preciso recorrer ao phrasal book e ou fazer mil e quinhentos gestos para tentar explicar. O ex libris seria eu conseguir ler os caracteres das embalagens daqueles produtos que vejo nas prateleiras e que não faço a mínima ideia do que são, mas que até têm um aspecto apetitoso. Mas isso, teria que haver muitos anos de China, não é? (...)

sinto-me: Teimosa:hei-de aprender chinês

disse anliang às 07:39
link do post | Digam o que quiserem | favorito
|

2 comentários:
De Jorge Pires a 10 de Abril de 2007 às 21:37
Oi Alexandra!

Nas minhas recentes visitas ao teu blog, e depois da leitura dos teus últimos posts sabes o que me vem assim sem mais nem menos à cabeça?

Os teus textos têm qualidade e interesse para publicação em revista ou jornal. Claro que não se entra sem mais nem menos nas publicações portuguesas de grande circulação mas existem dezenas de outras para distintos segmentos: universitário, turismo, gestão, etc.

Seria um caso a pensar se tiveres contactos ou fizeres contactos. Por gosto, por currículo ou para ganhar umas coroas!

Beijo e... Força com o mandarim!

P.S.: Já mandaste fazer t-shirt com teu nome em caracteres chineses? :-)


De anliang a 11 de Abril de 2007 às 02:32
Pelos vistos ganhei mais um fan do meu blog! Fico muito contente por saber isso. Acerca da sugestão que me fazes, agradeço e vou pensar nisso, pode ser que entretanto surja alguma oportunidade.... Brijinhos grandes e obrigada pela força.


Comentar post

Quem sou eu?
Roteiro de Viagem

Até Breve...

2008

The very last countdown

Cores

Macau e Hong Kong finally

Confissões

Papéis

Compras e mais compras

Home alone, almost China ...

Entendimentos a Oriente g...

Countdown...

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Área da Cusquice
Que horas são aqui?
E que horas são aí?
Os Cuscos
   
Janeiro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


blogs SAPO
subscrever feeds