no Extremo Oriente ...à descoberta de um novo mundo
Quarta-feira, 7 de Março de 2007
Ano Novo, Vida Nova?
Não vos falei do Ano Novo chinês. Coincidiu com a viagem da Comunidade a terras de Xi'an e acabei por me esquecer de dizer como é que este povo oriental vive a mudança de ano. parece-me bem que o refira, primeiro porque é um acontecimento com particularidades muito próprias e depois, porque talvez os meus amigos tenham essa pergunta. Guiados por um calendário diferente do nosso, e através dos signos, é atribuído a cada ano um destes signos, cujos símbolos se vendem em todo o lado. Este ano, o do Porco, fez com que por todos os lados se vendessem porquinhos de peluche, autocolantes e tudo o que se possam lembrar com esta forma ou desenho. A superstição é muito grande, e é preciso reforçar os bons augúrios. As decorações são na mesma onda das que nós fazemos pelo Natal, aliás, nesta festa de Ano Novo há muitas semelhanças com o nosso Natal, exceptuando o carácter religioso que por estes lados a religião não é muito seguida, muito menos a católica.

São duas semanas em que se festeja a chegada do novo ano. São duas semanas em que se escutam dia e noite foguetes que cada um lança de onde bem entender. Compram-se na rua, lançam-se na rua e festejam-se onde se quiser. Depois de muitos anos de proibição, desde o ano passado que voltou a ser autorizado o lançamento na rua deste tipo de elementos pirotécnicos. E há luzes no céu que se fundem de cores, que nos fazem parecer que o céu escuro se ilumina para alegrar os nossos olhos. Primeiro é a admiração, depois a banalização, sim porque duas semanas a ouvir e ver fogos de artíficio tira a sua magia, acreditem. Da nossa janela do 22º andar, tudo parecia mágico, as cores que se misturavam e os brindes a um novo ano do qual também fazemos parte, apesar de já termos tido a nossa dose em Portugal...mas este foi diferente.

No dia de Ano Novo achámos que devíamos participar activamente nas celebrações, por isso, apesar de nos termos deitado muito tarde, alguns de nós achámos por bem, ir pelo fresco da manhã de ano novo, em que tudo estava deserto de gente (coisa altamente improvável numa cidade com 15 milhões de habitantes) a um dos parque onde sabíamos que ia haver fiesta . Uma mistura de Natal com Carnaval, em que as famílias saem à rua para festejar o Ano do Porco. Há máscaras, há celebrações, há tradições em que todos podem e querem participar. Há comida, há feira, há gente que se acotovela para ver o espectáculo de dança e canto, que vagueia semi-perdido pelo meio da multidão à procura de algo que por vezes nem sabe bem o que é. Há risos, muitos, há calor entre todos os que partilham esta festa.

Para fechar as celebrações ainda há um festival de lanternas. São construções de pequenas lâmpadas que representam cenas de histórias tradicionais chinesas. É um "espectáculo" bonito e colorido, aliás, nesta terra a cor é uma coisa fantástica de se observar Não fosse o gelo que se sentia, depois de ter caído um nevão, teríamos com certeza ficado mais um pouco no Chaoyang Park . Acabaram as celebrações do Ano Novo. Foram duas semanas intensas de cor, som e luz nesta cidade. O novo ano começou para este povo, e para nós que cá estamos, talvez também tenha recomeçado...

Bom Ano a todos.

sinto-me: Fiesta
música: Are you still Mad -Alanis Morissette

disse anliang às 02:10
link do post | Digam o que quiserem | favorito
|

1 comentário:
De TITAÚCHA a 7 de Março de 2007 às 04:27
Se pretender ver dois Blogues do mesmo autor, consulte por favor, clicando em:

http://titaucha.blogs.sapo.pt/


Ou em:

http://piquita.blogs.sapo.pt/

Gostaria de saber sua opinião e se gostaria de trocar impressões entre bloguistas.

Obrigado.

Um abraço

SS


Comentar post

Quem sou eu?
Roteiro de Viagem

Até Breve...

2008

The very last countdown

Cores

Macau e Hong Kong finally

Confissões

Papéis

Compras e mais compras

Home alone, almost China ...

Entendimentos a Oriente g...

Countdown...

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Área da Cusquice
Que horas são aqui?
E que horas são aí?
Os Cuscos
   
Janeiro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


blogs SAPO
subscrever feeds